Tecnologia
Now Reading
Segurança em dispositivos móveis: você conhece?
0

Segurança em dispositivos móveis: você conhece?

by admin3 de junho de 2016

20/04/2016

Assim como os computadores pessoais, os smartphones, tablets e afins, podem conter diversas informações pessoais, tais como: fotos, senhas de banco, senhas de redes sociais, informações de localização dentre outras. Estas informações podem ser facilmente obtidas por terceiros, mal intencionados, caso você não tenha segurança com seus dados. Queremos mostrar a você os erros e perigos “ocultos” que a maioria das pessoas cometem ao se tratar da segurança em dispositivos móveis.

Partimos do princípio que nestes aparelhos temos diversas informações e todas as informações contidas nele são extremamente pessoais e que, em mão erradas, essas informações podem trazer diversos transtornos e problemas como invasão de contas bancárias, redes sociais, vazamento de fotos  etc.

Hoje em dia com a popularização dos dispositivos móveis, essas invasões vêm sendo cada vez mais comuns. Porém não podemos ignorar o fato de que mesmo com estas falhas de segurança os dispositivos móveis revolucionaram o modo pelo qual as pessoas se conectam e que eles facilitam nossas atividades no dia a dia. Então devemos estar atentos e tomar algumas precauções preventivas.

Basicamente alguns dos cuidados a serem tomados para que ajude você a não ser vítima de um destes ataques mal intencionados são os mesmos que você tem em seu computador pessoal.  Vamos lá aos cuidados mais comuns:

Acessar redes desconhecidas (Wi-fi): Quantos de nós já não ficamos na mão pelo nosso pacote de dados ser esgotado e recorremos a procurar uma Rede Wi-fi que esteja desprotegida (sem senha)? Acredito que muitas pessoas não sabem mas, neste acesso, pode ocorrer a interceptação de dados. O que é isso? Suas informações podem ser obtidas através de outros usuários (proprietários da rede), tais como senhas de redes sociais ou contas bancárias. O pior é que este tipo de invasão não requer um tipo de conhecimento avançado e é facilmente conseguido com um pouco de dedicação por parte da pessoa maliciosa.

Perda ou furto: O usuário deve informar a operadora sobre a perda/furto para que a mesma realize o bloqueio do seu número. A alteração de senhas é válida também para redes sociais que haviam sido armazenadas em seu dispositivo. Cartões de banco, cujo número esteja armazenados no dispositivo devem ser bloqueados

Ao realizar a troca do aparelho: Restaure o aparelho aos padrões de fábrica.

Antes de adquirir o aparelho: Certifique que o mecanismo de segurança atenda suas exigências.

Grupo responsável: Alisson Junio de Farias, Moacir Aparecido de Barros, Regina Aparecida Mariquito.

REFERÊNCIAS

CAPUCHO, Jose. Cuidados com SmartPhones. Disponível em: <http://www.matera.com/br/2015/08/27/cuidados-com-smartphones/> Acesso em: 04 de março de 2016.

CERT.br. Segurança em Dispositivos Móveis. Disponível em: <http://cartilha.cert.br/dispositivos-moveis/> Acesso em: 03 de março de 2016.

TAGIAROLI, Guilherme. Usar rede Wi-Fi aberta oferece riscos aos usuários; veja como se proteger. Disponível em: <http://tecnologia.uol.com.br/noticias/redacao/2015/01/29/usar-wi-fi-aberto-oferece-riscos-aos-usuarios-veja-como-se-proteger.htm> Acesso em 03 de março de 2016.

FONTE DA IMAGEM

PIXABAY. Disponível em: <https://pixabay.com/pt/internet-risco-an%C3%B4nimo-1235106/>

What's your reaction?
Love It
0%
Interested
0%
Meh...
0%
What?
0%
Hate It
0%
Sad
0%
About The Author
admin