Tecnologia
Now Reading
Acessibilidade na web
0

Acessibilidade na web

by admin27 de maio de 2016

04/04/2016

A internet é conhecida como uma plataforma que tem a capacidade de unir pessoas, independente de suas dificuldades. Para que isso aconteça há a preocupação com a acessibilidade na web para que pessoas com portadoras de necessidades especiais possam usufruir o máximo da sua experiência na web.

O que é acessibilidade e como ela funciona

O termo acessibilidade na web descreve um conjunto de métodos e práticas capazes de facilitar o manuseio de websites para todas as pessoas. Quando um website é desenvolvido corretamente, usuários com deficiência auditiva ou visual são capazes de interpretar as informações contidas nele com facilidade. O desempenho e compatibilidade com softwares de leitores de texto faz toda diferença. Pessoas daltônicas são capazes de diferenciar os vários tipos de links existentes nos websites e usuários com dificuldades de controlar um mouse com precisão são habilitados a acessar o site com uma maior facilidade, pois suas áreas clicáveis possuem recurso de aumento de tamanho para que haja uma destreza menor do usuário. Quando vídeos são legendados ou possuem versões em linguagem de sinal, o usuário com deficiência auditiva consegue compreender o que está sendo dito nele. A acessibilidade ainda aborda temas como efeitos de luminosidade, para usuários que enfrentam problemas com convulsões visuais, sempre pensando na inclusão (WIKIPÉDIA, 2013; W3C.org, 2005).

Situação atual

Infelizmente apenas uma minoria dos websites utiliza a acessibilidade na web, pois ainda falta conhecimento sobre formas de desenvolvimento para essa área. A acessibilidade na web pode trazer benefícios também para organizações e pessoas sem qualquer tipo de restrição, por priorizar a flexibilidade, beneficiando a imagem e número de acessos ao site (FERNANDES, 2013).

O futuro da acessibilidade na web

Com a crescente preocupação com a inclusão de pessoas portadoras de necessidades especiais, as empresas estão criando soluções viáveis para que, em situações nas quais a acessibilidade da web ainda não está acessível, a pessoa ainda possa obter a informação de que precisa. Os artefatos da tecnologia assistiva estão cada vez mais modernos, tais como: softwares de leitores de tela possuem uma voz menos robótica e mais fluida; terminais em braile transformaram-se em pequenos periféricos, nos quais o display transforma os caracteres de texto em caracteres de braile; e softwares de reconhecimento de fala, que compreendem de forma clara os comandos de voz exercidos pelo usuário (FERNANDES, 2013).

O usuário que deseja saber se o seu website favorito possui todas as vantagens da acessibilidade web pode utilizar a ferramenta online WAVE (Web Accessibility Evaluation Tool) para avaliá-lo. Esta ferramenta detecta erros, alertas, contrastes e estruturas do código fonte que não se enquadram nos requisitos da acessibilidade web (FERNANDES, 2013).

Grupo:  Raphael Santiago, Vinícius Bellagamba, Ramon Marques, Davi Felipe Oliveira

REFERÊNCIAS

FERNANDES, Juliana. Acessibilidade na Web: Principais problemas e Soluções – FISL14. 2013. Disponível em: <http://pt.slideshare.net/julianafrost/acessibilidade-na-web-principais-problemas-e-solues>. Acesso em: 1 abr. 2016.

 W3C.org. Introdução à Acessibilidade na Web. 2005. HENRY, Shawn Lawton (Trad.). Disponível em: <http://www.maujor.com/w3c/introwac.html>. Acesso em: 1 abr. 2016.

WIKIPÉDIA. Acessibilidade web. 2013. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Acessibilidade_web>. Acesso em: 1 abr. 2016.

FONTE DA IMAGEM

Wikimedia Foundation. “Disability symbols” Wikipedia.org. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Disability_symbols.png>. Acesso em: 27 abr. 2016.

What's your reaction?
Love It
0%
Interested
0%
Meh...
0%
What?
0%
Hate It
0%
Sad
0%
About The Author
admin