Tecnologia
Now Reading
A importância da usabilidade nos sites web
0

A importância da usabilidade nos sites web

by admin29 de maio de 2016

06/04/2016

Atualmente entrar em sites é uma tarefa comum no nosso dia a dia. Grande parte dos sites possuem interface – elementos gráficos que permitem a navegação – desenvolvidos com foco na usabilidade. Isso torna nossas experiências mais agradáveis e acessíveis a todos.

Mas o que é usabilidade?

É a capacidade de um site de oferecer aos usuários a maneira mais fácil de realizar seus objetivos de forma eficaz e efetiva, ou seja, é a forma mais fácil do usuário navegar e encontrar informações na web.

Afinal porque ela é realmente importante?

Normalmente as pessoas não gostam de sites difíceis de utilizar, pois elas acabam perdendo a paciência, ou tem dificuldade de encontrar o que procuram e acabem saindo do site. Um fator que faz com que a pessoa desista de utilizar o site é quando ele não mostra informações claras do que oferece. Outro fator é quando uma página ou tela demora a carregar, o que deixa as pessoas bem irritadas.

Como melhorar a usabilidade?

Um dos especialistas no assunto, Jakob Nielsen desenvolveu um conjunto de regras para melhorar a usabilidade de interfaces na web. Para realizar a melhoria da usabilidade os projetistas de sites desenvolvem seguindo regras como:

  • Visibilidade de Status do Sistema
  • Relacionamento entre a interface do sistema e o mundo real
  • Liberdade e controle do usuário
  • Consistência e Padronização
  • Prevenção de erros
  • Reconhecimento e não lembrança
  • Flexibilidade e eficiência de uso
  • Estética e design minimalista
  • Ajudar os usuários a reconhecer, diagnosticar e sanar erros
  • Ajuda e documentação

 Grupo: Daniele Paula Silva; Emanuel Lucas Nunes de Carvalho; Gabriel Barbieri Correa; Ivana Trindade do Nascimento; Rafaela Virgilio Pires.

REFERÊNCIAS

REVISTABW. As 10 heurísticas de usabilidade de Nielsen.Revista Brasileira de Web. Disponível em http://www.revistabw.com.br/revistabw/as-10-heuristicas-de-usabilidade-de-nielsen/. Criado em: 03/01/2013. Última atualização: 24/07/2015. Visitado em: 06/04/2016.

VIANA,Marcelo. Design e Usabilidade na Web. Disponível em http://pt.slideshare.net/masvianna/design-e-usabilidade-na-web. Criado em: 06/02/2012. Visitado em: 06/04/2016

FONTE DA IMAGEM

Pixabay. Disponível em: <https://pixabay.com/pt/responsivo-web-design-computador- 1166833/>

What's your reaction?
Love It
0%
Interested
0%
Meh...
0%
What?
0%
Hate It
0%
Sad
0%
About The Author
admin