Blog
Now Reading
O Projeto Ponto Jovem e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável
0

O Projeto Ponto Jovem e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

by Jessica Ayeska19 de março de 2016

Numa atividade da disciplina de Cultura Religiosa: Pessoa e Sociedade – do Curso de Administração da PUC Minas Praça da Liberdade – conduzida pelo Prof. Douglas Cabral Dantas, os alunos foram estimulados a pesquisar os “Objetivos do Desenvolvimento Sustentável” (ODS) da ONU.

O grupo – composto pelos alunos Emanuelle Neves, Larissa Alves, Marina Magalhães, Sarah Oliveira, Sérgio Mateus e Thaís Galvão – estabeleceu uma relação entre o projeto de extensão Ponto Jovem com o 4º Objetivo do Desenvolvimento Sustentável que consiste em “assegurar a educação inclusiva bem como promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos“.

A justificativa da escolha do projeto deve-se, segundo o grupo, ao fato de que: “a universidade possui uma grande responsabilidade para com a sociedade, uma vez que ela deve conhecer as necessidades do mundo para então formar profissionais com as competências necessárias para suprir essas necessidades. A educação é um dos principais pilares para assegurar o cumprimento de outros direitos, conforme a própria ONU acredita, uma vez que é um dos 17 objetivos por ela apresentado. O projeto de extensão é uma forma da universidade contribuir com a sociedade de diferentes formas”.

thaís 01 alterada

Apresentação do trabalho (outubro de 2015) realizada pelas alunas Thaís Galvão e Marina Magalhães

 

Thaís 04 alterada

 

De acordo com a aluna Thaís Galvão, a percepção das semelhanças entre os objetivos da ONU e do Ponto Jovem ocorreu devido à “familiaridade com o projeto, uma vez que tive oportunidade de conhecer e de fazer parte do projeto como voluntária. A medida que fomos encontrando bibliografias sobre os ODS fomos percebendo cada vez mais a importância da extensão universitária e, principalmente, do Ponto Jovem. E o mais importante para a escolha do projeto foi perceber o quanto a PUC Minas e seus projetos de extensão encontram-se conectados às necessidades globais”.

Ainda de acordo com o grupo, “o Projeto de Extensão ponto Jovem da PUC Minas pode ser entendido como uma forma de alcançar algumas das metas estipuladas pela ONU no objetivo 4”. Na visão dos estudantes, algumas das metas estabelecidas assemelham-se aos objetivos do projeto, especialmente a explicitada em 4.4: “até 2030 aumentar substancialmente o número de jovens e adultos que tenham habilidades relevantes, inclusive competênvias técnicas e profissionais, para emprego, trabalho decente e empreendedorismo”. 

A equipe do Projeto Ponto Jovem fica feliz em saber que o seu objetivo principal – contribuir para a formação autônoma e cidadã de jovens por meio do fornecimento de um ponto de informação (um portal de informações, um aplicativo para celular, cartilhas e oficinas formativas) – seja associado ao 4º Objetivo do Desenvolvimento Sustentável pelo grupo. Entendemos que dessa forma professores estão contribuindo para formação cidadã e humanista dos nossos alunos e estes, por meio das especificidades dos saberes de seus cursos, para com uma nova sociedade.

What's your reaction?
Love It
0%
Interested
0%
Meh...
0%
What?
0%
Hate It
0%
Sad
0%
About The Author
Jessica Ayeska