Tecnologia
Now Reading
Deep Web: Você sabe o que é?
0

Deep Web: Você sabe o que é?

by admin9 de março de 2016

27/09/2015

A deep web (ou “web invisível”) nada mais é do que toda a parte da internet que não é indexada ou rastreada pelos motores de busca como o Google. Todos os sites como conhecemos hoje, como por exemplo, a Wikipédia, o próprio Google, o Youtube e tantos outros, fazem parte da chamada surface web (ou “web da superfície”). Estudos especulam que a “web da superfície” representa apenas uma parcela de 4% de todos os sites que existem no mundo atualmente, os demais 96% pertencem à deep web. Estima-se, inclusive, que a mesma possa chegar a ser 500 vezes maior do que a que acessamos normalmente.

Baseado nestas informações é comum compararmos a dimensão da surface web e a da deep web com a dimensão de um iceberg. A web como conhecemos hoje é apenas a ponta do iceberg, ou seja, todo aquele bloco de gelo que você consegue enxergar na superfície, enquanto que a dimensão da deep web é todo o restante que você não consegue enxergar, e que é muito maior e mais profundo do que se possa imaginar.

Mas você deve estar se perguntando: qual o sentido da deep web? por que ela existe? A resposta é simples: Anonimato. A deep web foi concebida para quem deseja navegar na internet com maior privacidade, o que na surface web é praticamente impossível por estarmos a todo instante passíveis de sermos rastreados e/ou espionados. Porém por oferecer anonimato, a deep web também abre espaço para quem deseja de alguma forma praticar atitudes ilícitas, às escuras, e isso acabou trazendo a má fama da deep web para os demais internautas, por ter se tornado também um campo aberto para quem deseja realizar tais práticas.

Afinal, quais as vantagens de se acessar a deep web? Basicamente, as vantagens se resumem ao anonimato que é dado, seja para que obtenha determinada privacidade, para que se proteja de alguma forma contra possíveis atos de espionagem, seja para unir forças contra o poder de um governo opressor, por exemplo. Mas se engana quem pensa que navegar na deep web é tão fácil quanto na surface web. Os links que o levam aos sites de lá possuem nomes estranhos e não são nem um pouco amigáveis. A maioria dos conteúdos estão em outros idiomas. A navegação é muito lenta devido às múltiplas conexões que são realizadas para permitir o anonimato, e o mais importante de tudo: não existe um buscador como o Google lá. Afinal de contas nada na deep web é indexável e nem tão pouco facilmente encontrável.

Concluindo, caro leitor, como pode ter percebido, o assunto pode ser bem mais extenso do que pudemos abordar aqui. Caso tenha interesse em saber mais sobre o tema, o convidamos a acessar as referências listadas logo abaixo para que possa agregar maior valor ao seu conhecimento e ao seu aprendizado.

Grupo responsável: Felipe Soares, Davidson André, Jeremias Raspante, Marcela Almeida, Pedro Pimentel.

REFERÊNCIAS

BOTTURA, P. Como entrar na Deep Web e o que vou encontrar lá? – Fatos Desconhecidos. Disponível em: Link

HADARA, E. TecMundo Explica: o que é essa tal de “Deep Web”?. Disponível em: Link

RICHARD. Who Is Hosting This: The Blog,. Everything You Need to Know on Tor & the Deep Web. Disponível em: Link

FONTE DA IMAGEM

WIKIPÉDIA. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Iceberg.jpg>

What's your reaction?
Love It
0%
Interested
0%
Meh...
0%
What?
0%
Hate It
0%
Sad
0%
About The Author
admin