Tecnologia
Now Reading
Aprender a programar se divertindo: uma ideia chamada Robocode
0

Aprender a programar se divertindo: uma ideia chamada Robocode

by admin27 de abril de 2015

07/11/2014

Já imaginou em construir o seu próprio robô, criar estratégias para ele, e colocá-lo em uma arena para duelar contra os robôs dos seus amigos? Essa é a ideia do Robocode, um Open Source Educational Game criado para ensinar pessoas a desenvolver códigos e aprender os princípios fundamentais da programação.

A ideia é simples. Você constrói o comportamento do seu robô na arena, ou seja, como ele vai se movimentar, como e quando vai atirar, dentre outras características que se bem combinadas, te levará a vitória. A construção é realizada via código de programação, no qual você deve implementar os códigos utilizando uma biblioteca disponibilizada pelo jogo. Ao final você compila o seu robô para inseri-lo na Arena, ou seja, transformar seu código em um boneco que obedece a programação feita por você.

O projeto Robocode, iniciado por Mathew Nelson, já rendeu milhares de vídeo no youtube de duelos realizados pelos programadores-jogadores, campeonatos regionais em todo o mundo, e conta com uma vasta documentação e tutoriais, que ensina desde os primeiros passos para criar o seu robô, ate estratégias complexas, para vencer os adversários mais poderosos. Para os iniciantes de algoritmos, o Robocode é um ótimo caminho para ingressar no mundo dos códigos e se habituar com as linhas de programação. Em termos mais técnicos, o Robocode pode ser trabalhado em duas linguagens C# e Java, as linguagens mais usadas no mercado de trabalho.

Grupo responsável pela notícia selecionada: Alaene Rufino de Sousa, Aline de Cassia Silva, Douglas Vinicius Nogueira Reis, Lucas Carvalho Corrêa, Raquel Almeida Garcia Leão.

REFERÊNCIAS

ROBOCODE. Site oficial do projeto. Disponível em: http://robocode.sourceforge.net/ ROBOWIKI. Disponível em: http://robowiki.net/wiki/Robocode

FONTE DA IMAGEM

FREEPIK. Disponível em:<http://cdns2.freepik.com/free-photo/_23-2147491826.jpg>

What's your reaction?
Love It
0%
Interested
0%
Meh...
0%
What?
0%
Hate It
0%
Sad
0%
About The Author
admin